Voltar

Esclarecimento sobre a utilização do serviço MB WAY para burlas ou fraudes

No seguimento da comunicação, pela Polícia Judiciária, de uma detenção por burla informática e associação criminosa com recurso ao serviço MB WAY, a SIBS esclarece que:

  • As burlas ou fraudes com serviços legítimos e fidedignos, como é o caso do serviço MB WAY, são fundamentalmente um problema de segurança pública, pelo que a SIBS mantém uma relação estreita com as autoridades com vista a ajudar a prevenir e/ ou identificar estas atividades.
  • Os dados inerentes à ocorrência destes incidentes estão em segredo de justiça pelo que não podem ser revelados.
  • A SIBS investe continuamente em sistemas de monitorização e deteção de fraude, com vista a reduzir a ocorrência de situações criminosas. Os detalhes inerentes a estes métodos de prevenção são obviamente confidenciais, já que a sua divulgação compromete a respetiva segurança.

A SIBS disponibiliza serviços com a máxima segurança e que podem ser usados com toda a confiança, mas reitera a importância dos utilizadores se protegerem nomeadamente em situações que configurem uma atividade anormal ou irregular.

Aproveitamos assim para relembrar algumas recomendações e regras fundamentais para que os utilizadores acedam aos serviços financeiros com a máxima segurança:

  • Nunca deve adicionar, ou permitir que adicionem à sua conta ou cartão bancário, um número de telemóvel que não possui ou desconhece, quer seja através do MULTIBANCO, quer seja através do homebanking.
  • Os bancos não solicitam, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco.
  • Da mesma forma, nenhuma entidade legítima, como operadoras de comunicação ou de outros serviços, lhe poderá solicitar, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco.
  • Nunca forneça dados confidenciais ou pessoais como resposta a mensagens de correio eletrónico ou via sms, mesmo que a origem da solicitação aparente ser legítima.
  • Não siga ligações que recebeu em mensagens de correio eletrónico ou via sms.
  • Verifique os extratos das suas contas bancárias regularmente.
  • A SIBS recomenda que contacte o seu banco para adicionar o(s) seu(s) número(s) de telemóvel para que possam ter a sua ficha de cliente totalmente preenchida.

Ver Esclarecimento (PDF)