Voltar

Impacto do Coronavírus nos hábitos de consumo dos portugueses – 30 de março a 5 de abril

De forma resumida, na semana de 30 de março a 5 de abril verificou-se um incremento na maioria dos indicadores apresentados, a renovação do Estado de emergência não originou significativas alterações nos padrões de consumo em Portugal, com um aumento de 17 pontos base nas compras de e-commerce e de 6 pontos nas transações em lojas físicas, face à semana de 23 a 29 de março, com os portugueses a privilegiarem as compras online em vários setores.

Importa referir que apesar de ter-se verificado uma ligeira recuperação das transações em Portugal, as compras online ainda se encontram 13 pontos abaixo da média registada antes da confirmação do primeiro caso de COVID-19, bem como, as transações presenciais em loja, registam uma quebra de 50 pontos base no número de compras totais em comparação com o registo médio anterior ao início da propagação do novo Coronavírus em Portugal.

Mantendo-se a tendência de uma concentração das compras nos Super & Hipermercados, Farmácias e Parafarmácias ao qual acrescentámos esta semana a pequena distribuição alimentar, Bebidas & Tabaco, rubricas que se mantêm, com ligeiras oscilações nas últimas três semanas, representando mais de duas em cada três transações realizadas em lojas físicas pelos Portugueses.

Tal como nas semanas anteriores, verifica-se que o MB WAY tem vindo a conquistar cada vez mais a preferência dos portugueses, tanto nas compras online como em loja, sendo de assinalar, que esta semana, o número de pagamentos com MB WAY no e-commerce superou a média registada antes da pandemia. Já comparativamente à semana anterior, de 23 a 29 de março, verificou-se um aumento de 23 pontos.

Estes e outros dados considerados pertinentes serão partilhados no site www.sibsanalytics.com

Para mais informações consulte regularmente o referido site ou o Gabinete de Marca e Comunicação pelo endereço comunicacao@sibs.com