Voltar

Impacto do coronavírus nos hábitos de consumo dos portugueses – semana de 20 a 26 de abril

Os dados da semana de 20 a 26 de abril demonstram que as compras físicas na rede MULTIBANCO continuam a crescer, atingindo o valor mais elevado das últimas cinco semanas. Apesar das variações desta semana terem sido pouco significativas, quando comparadas com a semana de 13 a 19 de abril, verificou-se um aumento ligeiro de três pontos na média de compras em todos os canais físicos. Nas compras online, a média de compras permaneceu inalterada face à semana anterior.

Adicionalmente nas compras físicas verificou-se uma diminuição da preponderância dos setores dos Super & Hipermercados, Pequena distribuição alimentar, bebidas & tabaco, Farmácias e Parafarmácias, representando agora 65% do total de compras. No e-commerce os setores com maior crescimento face ao período antes da pandemia continuam a ser o do Entretenimento, Cultura e Subscrições, o da Restauração, Food Delivery e Take Away e o do Comércio Alimentar & Retalho, que juntamente com os das Farmácias & Parafarmácias, Perfumaria & Cosmética, Jogos & Brinquedos e Decoração & Artigos para o Lar, representaram 54% das transações online em Portugal.

Destaque ainda para a utilização crescente do MB WAY nas compras na Rede MULTIBANCO e online, atingindo o registo mais elevado de utilização do MB WAY nas compras por canal físico desde que foi decretado o Estado de Emergência em Portugal. O valor registado na semana de 20 a 26 de abril ficou 10 pontos acima da média antes do registo do primeiro caso do novo Coronavírus (COVID-19) em Portugal, o que demonstra que os portugueses têm seguindo as recomendações das entidades de saúde que apontam para a utilização preferencial das formas de pagamento “sem contacto”. Nas compras online, o número médio de transações com o MB WAY atingiu igualmente o valor mais alto, o registo da semana em análise ficou 15 pontos acima do registado antes do início da pandemia, crescendo oito pontos relativamente à semana anterior, de 13 a 19 de abril.

Para mais informações consulte o site www.sibsanalytics.com  ou a equipa de Marca e Comunicação através do endereço comunicacao@sibs.com.