Voltar

Hábitos de consumo dos portugueses – 2020 vs. 2019

No sentido de contribuir para o esclarecimento do impacto do novo Coronavírus (COVID-19) nos hábitos de consumo dos portugueses, na economia e sociedade em geral, a SIBS divulga novos indicadores sobre a evolução do consumo em Portugal em 2020 face a 2019 – e de acordo com as várias fases da situação epidemiológica no país -, de forma clara, factual e o mais atualizada possível.

Os últimos dados do SIBS Analytics revelam, e como se pode ver na análise geográfica representada na infografia em anexo, que a Região de Lisboa e Vale do Tejo tem sido a zona do País onde a retração no consumo mais se acentuou desde o início da pandemia. No mês de novembro, por exemplo, o número de compras em loja ficou a menos 19% do que no período homólogo de 2019, um recuo ainda assim inferior à queda de 39% que esta região chegou a sofrer entre março e abril. Também no Norte as recentes medidas restritivas traduziram-se numa queda de 13% nas compras físicas no ultimo mês face ao ano anterior, depois de, desde julho, estarem praticamente estáveis. No geral, todas as regiões do país registaram quebras no consumo em loja, com exceção do Arquipélago dos Açores, onde se verificou uma evolução positiva de 3%.

Outro indicador relevante nesta análise diz respeito ao aumento, no último ano, do número de compras online em sites de comerciantes portugueses com uma variação mais positiva do que o registado nos sites de comerciantes estrangeiros. Só neste mês de novembro, as compras online em comerciantes nacionais cresceram 83% face ao período homólogo, enquanto o aumento das compras nos comerciantes estrangeiros ficaram-se nos 19%. Estes dados refletem o esforço e a transformação digital de muitas empresas nacionais que souberam tirar partido da tecnologia e passar da sua estrutura física para uma estrutura online, adaptando-se à nova realidade, às novas necessidades e de acordo com as significativas alterações nos hábitos de consumo dos portugueses.

Saber mais (PDF)