Voltar

O impacto do Coronavírus nos hábitos de consumo dos Portugueses – semana de 23 a 30 de março

Com o objetivo de contribuir para a divulgação e esclarecimento do impacto novo Coronavírus COVID-19 na economia e sociedade em geral, a SIBS divulga, um conjunto de indicadores de evolução de consumo relativos às últimas semanas.

Nesta semana, pela primeira vez, são disponibilizados indicadores sobre as compras online que apesar de registar uma redução, verifica-se que as compras online têm ganho um peso crescente no total das compras efetuadas ao longo das últimas semanas. De forma resumida, verifica-se que na semana de 23 a 30 de março, houve uma redução no número de compras online, que diminuiu 30 pontos face à média registada antes da confirmação do primeiro caso de COVID-19 registado em Portugal. Este valor compara com o acentuar da quebra do número de transações presenciais em loja, que registou esta semana uma quebra de 56 pontos base no número de compras totais em comparação com o registo médio anterior ao início da propagação do novo Coronavírus em Portugal – o que acontece no contexto das medidas em vigor e que têm implicado a continuação da permanência de um grande número de portugueses nas suas casas, com medidas mais restritivas na circulação. O valor médio das compras registado nesta semana foi de 38,8€ em loja e de 39,7€ no online, valores +12% e +6% respetivamente acima do valor medio antes da pandemia.

Olhando exclusivamente para as compras realizadas através de MB WAY, a redução é menos significativa tanto no comércio físico como no online. No caso do e-commerce verifica-se que o MB WAY tem vindo a conquistar a preferência dos portugueses, tendo registado na última semana, de 23 a 30 de março, um aumento de 20 pontos face à semana anterior, confirmando o reforço da posição do MB WAY no total de compras online realizadas.

Tal como nas semanas anteriores, reforça-se a tendência de uma concentração de compras físicas em Super & Hipermercados e Farmácias & Parafarmácias, setores que continuam a representar mais de metade (58%) das compras efetuadas em Portugal na última semana.

Estes e outros dados considerados pertinentes serão partilhados no site www.sibsanalytics.com

Para mais informações consulte regularmente o referido site ou o Gabinete de Marca e Comunicação pelo endereço comunicacao@sibs.com