Voltar

Impacto do coronavírus nos hábitos de consumo dos portugueses- semana de 13 a 19 de abril

Os dados da semana de 13 a 19 de abril demonstram uma estabilidade das tendências recentes de consumo dos portugueses, destacando-se ainda assim um aumento significativo do peso do MB WAY nas compras na Rede MULTIBANCO, como forma de pagamento “sem contacto”, em linha com as recomendações das entidades de saúde.

De forma resumida, a prorrogação do Estado de Emergência em Portugal e o prolongamento do isolamento social decretado pelo Governo têm mantido praticamente inalterados os padrões de consumo dos portugueses. Tendo o número médio de pagamentos nas lojas físicas superado pela primeira vez a média registada antes do primeiro caso de COVID-19 em Portugal, ficando cinco pontos acima da média anterior ao início da pandemia e 15 pontos acima da semana anterior (de 6 a 12 de abril). Estando as compras online apenas 15 pontos abaixo da média registada antes da pandemia.

Analisando por setores, mantém-se a predominância dos Super & Hipermercados, Pequena distribuição alimentar, bebidas & tabaco, Farmácias e Parafarmácias, rubricas que representaram esta semana 66% das transações realizadas em lojas físicas pelos portugueses.

Relativamente ao e-commerce, mantém-se o destaque para o setor do Entretenimento, Cultura e Subscrições, com um aumento de 57% face ao período antes da pandemia, também da Restauração, Food Delivery e Take Away com um incremento de 52% e do Comércio Alimentar & Retalho com uma subida de 46%, entre outros, como Farmácias & Parafarmácias, Perfumaria & Cosmética, Jogos & Brinquedos e Decoração & Artigos para o Lar.

Para mais informações consulte o site www.sibsanalytics.com ou a equipa de Marca e Comunicação através do endereço comunicacao@sibs.com