Voltar

Impacto do Corona vírus nos hábitos de consumo dos portugueses – semana de 27 de abril a 03 de maio

Esta semana, pela primeira vez, disponibilizamos indicadores sobre as compras físicas por região, revelando o impacto do novo Coronavírus (COVID-19) nos padrões e nos hábitos de consumo dos portugueses em determinadas regiões.

Com base nos dados do SIBS Analytics, verificou-se que a região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registou o maior abrandamento no consumo durante o período em que Portugal esteve em Estado de Emergência. No período compreendido entre 23 a 29 de março, as compras físicas nesta região recuaram 62 pontos relativamente à média antes do registo do primeiro caso de COVID-19. Já na última semana, de 27 de abril a 03 de maio, o número de compras na Rede MULTIBANCO nesta região registou um aumento de 14 pontos, ainda assim, a região de Lisboa e Vale do Tejo encontra-se a metade do total de compras físicas quando comparado com o período antes da pandemia.

No sentido inverso, a região do país com menor variabilidade na frequência de compras durante o período de confinamento foi o Alentejo, onde o número médio de compras na Rede MULTIBANCO nesta última semana se situou 24 pontos base abaixo do número médio de compras antes do COVID-19.

Analisando ainda as compras físicas, mas de uma forma global em todo o país, os dados da semana de 27 de abril a 03 de maio, que coincidiu com a última semana de Estado de Emergência, continuam em crescimento, atingindo agora o valor mais elevado das últimas seis semanas, mas ainda assim 41 pontos a menos do que o número médio de compras antes da pandemia.

Já o que se refere às compras online, os dados dão conta de um aumento significativo neste canal, com o número médio de compras no e-commerce praticamente ao nível do período antes da pandemia.

Continua ainda a destacar-se a utilização crescente do MB WAY tanto para as compras online como na Rede MULTIBANCO, sendo que na semana de 27 de abril a 03 de maio, as compras através deste serviço atingiram os níveis mais elevados já registados nesta análise semanal da SIBS: o número médio de transações no e-commerce através do MB WAY chegou aos 31 pontos acima da média antes do registo do primeiro caso de COVID-19 em Portugal, e nas compras na Rede MULTIBANCO atingiu 20 pontos acima. Ao comparar com a semana anterior, de 20 a 26 de abril, o número de compras com MB WAY cresceu 16 e 9 pontos no online e no físico, respetivamente.

Para mais informações consulte o site www.sibsanalytics.com ou a equipa de Marca e Comunicação através do endereço comunicacao@sibs.com