Voltar

Impacto do Corona vírus nos hábitos de consumo dos portugueses – semana de 18 a 24 de maio

De acordo o SIBS Analytics, os dados da semana de 18 a 24 de maio, ficaram marcados pelo início da segunda fase de desconfinamento em Portugal, onde se denota algumas alterações nos padrões de consumo dos portugueses, particularmente na frequência de compra em loja, que aumentou 12%, a segunda maior subida desde o início do desconfinamento, e também no que toca à distribuição das compras na Rede MULTIBANCO por setores de atividade. As compras em loja nos setores dos Super & Hipermercados, Pequena distribuição alimentar, bebidas & tabaco, Farmácias e Parafarmácias continuam a perder preponderância perante a reabertura gradual da economia, atingindo, na última semana, um peso acumulado de 53% em todas as compras físicas na Rede MULTIBANCO em comparação com os 47% representados por todos os outros setores. Este valor de 47% representa a percentagem mais alta desde que foi decretado o Estado de Emergência em Portugal, em meados de março, demonstrando já alguma aceleração de outros setores e atividades de negócio.

De destacar ainda um novo recorde de utilização do serviço MB WAY nas compras na Rede MULTIBANCO desde que foi registado o primeiro caso do novo Coronavírus (COVID-19) em Portugal: na semana em análise, de 18 a 24 de maio, a média de compras em loja através do MB WAY ficou 70 % acima da média anterior ao início da pandemia. A utilização do MB WAY nas compras físicas registou a oitava semana consecutiva de aumento e subiu 29 % em comparação com a semana anterior.

As compras online voltaram a registar uma ligeira quebra, equivalente a três pontos face à semana antecedente, passando de 92 para 89 pontos comparando com a média pré-pandemia.

Para mais informações consulte o site www.sibsanalytics.com ou a equipa de Marca e Comunicação pelo endereço comunicacao@sibs.com.