Voltar

Impacto do Corona vírus nos hábitos de consumo dos portugueses – semana de 25 a 31 de maio

De acordo com os dados do SIBS Analytics relativamente à semana de 25 a 31 de maio, correspondente à quarta semana de desconfinamento em Portugal, a frequência de consumo começa a aproximar-se da média pré-pandemia, embora a um ritmo diferente em cada região do país. Nesta semana, verificou-se um aumento de 9% nas compras na rede MULTIBANCO, o segundo maior incremento desde o inicio da pandemia.

Lisboa e Vale do Tejo é a região, entre Continente e Regiões Autónomas, que continua a registar o maior abrandamento no consumo desde que foi decretado o Estado de Emergência, com os valores mais baixos do país no que se refere às compras físicas. Na última semana, de 25 a 31 de maio, as compras estavam a 73% da frequência média pré-COVID, tendo chegado a representar apenas 42%, na semana de 30 de março a 5 de abril, ou seja, menos de metade do total de compras físicas quando comparado com o período antes da pandemia.

No sentido inverso, no Alentejo, o consumo em loja já ultrapassou a frequência de compras antes do aparecimento do primeiro caso de COVID-19 em Portugal: o número médio de compras físicas nesta última semana situou-se 5 pontos percentuais acima do número médio de compras antes do COVID-19.

De destacar ainda a utilização do MB WAY que continua a bater valores recordes semana após semana: no período em análise, de 25 a 31 de maio, a média de compras em loja através do MB WAY ficou 90% acima da média anterior ao início da pandemia, praticamente duplicando a frequência de utilização. Olhando para a utilização do serviço MB WAY no e-commerce, o número médio de compras atingiu também o valor mais alto desde que a SIBS iniciou esta análise, com a utilização do serviço neste canal a ficar 34 pontos percentuais acima do período pré-COVID, e a crescer 22 pontos face à semana anterior, de 18 a 24 de maio (o que corresponde a um aumento de 20%).

Para mais informações consulte o site www.sibsanalytics.com ou a equipa de Marca e Comunicação pelo endereço comunicacao@sibs.com.