Voltar

Hábitos de consumo dos portugueses – 2020 vs. 2019

Com o objetivo de contribuir para o esclarecimento do impacto do novo Coronavírus (COVID-19) nos hábitos de consumo dos portugueses, na economia e sociedade em geral, a SIBS retoma a divulgação de infografias com um conjunto de indicadores sobre a evolução do consumo em Portugal em 2020 face a 2019 – e de acordo com as várias fases da situação epidemiológica no país.

Com base nos dados disponibilizados no SIBS Analytics (www.sibsanalytics.com), depois de uma ligeira recuperação nos níveis de consumo em Portugal nos meses de verão e no último mês de outubro, esta primeira quinzena de novembro volta a registar uma quebra nas compras físicas na Rede MULTIBANCO, ou seja, um decréscimo de 12% face aos primeiros 15 dias do mês de novembro de 2019. Já no que se refere às compras online, para o mesmo período, verifica-se, em comparação com o ano passado, um crescimento de 32%, em linha com a tendência verificada ao longo do ano. O MB WAY destacou-se de forma muito expressiva pelo seu crescimento face a 2019, quer nas compras online quer nas compras físicas, assumindo-se como um dos métodos de pagamento preferidos dos portugueses, pela sua conveniência e segurança, uma vez que permite que todos os pagamentos em loja sejam efetuados “sem contacto” com o terminal de pagamento, qualquer que seja o montante.

Olhando exclusivamente para as compras realizadas através de MB WAY, o serviço destacou-se de forma muito expressiva pelo seu crescimento face a 2019. Nas compras em loja o incremento da utilização do MB WAY foi muito significativo ao longo de todo o ano, sendo que entre julho e outubro este crescimento foi cerca de 350%. Nos primeiros dias do mês de novembro, o aumento da utilização do serviço face a 2019 situou-se acima dos 300%. Nas compras online, o uso de MB WAY também aumentou de forma destacada, crescendo cerca de 250% em novembro, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Estes e outros dados podem ser analisados regularmente no site no www.sibsanalytics.com. Para mais informações, pode consultar a equipa de Marca e Comunicação pelo endereço comunicacao@sibs.com.