Voltar

COVID-19: veja o impacto da pandemia na economia nacional

Com o objetivo de contribuir para a divulgação e esclarecimento do impacto novo Coronavírus (COVID-19) na economia e sociedade em geral, a SIBS divulga, um conjunto de indicadores de evolução de consumo relativos às ultimas semanas.

De forma resumida, nas últimas semanas, desde a confirmação de casos em Portugal, verifica-se uma concentração de compras em Super & Hipermercados e Farmácias & Parafarmácias, sectores que passaram a representar uma em cada duas compras em Portugal (dados da última semana). Genericamente, nas compras, verifica-se um aumento de 6 pontos no número de compras realizadas na Rede MULTIBANCO na semana compreendida entre 2-8 março, semana seguinte à primeira confirmação da existência de casos em Portugal, e uma redução de 1 ponto na última semana (compreendida entre 9-15 de março).

Analisando o número de levantamentos e de compras processados pela SIBS, evidencia-se um abrandamento na frequência destas operações na última semana.

Salienta-se a crescente utilização do MB WAY para as compras, uma solução muito eficiente na medida que permite que todos os pagamentos sejam efetuados sem “contacto” com o terminal de pagamento.

Estes e outros dados considerados pertinentes serão partilhados no site www.sibsanalytics.com.

Para mais informações consulte regularmente o referido site ou o Gabinete de Marca e Comunicação pelo endereço comunicacao@sibs.com.